CANÇÕES DO ALÉM – FLORES EM VOCÊ

wpid-iracapa-2010-06-11-19-41.jpg

Algumas coisas são tão óbvias que dá até preguiça de comentar. Fúnebre da primeira à última linha, “Flores em você” foi utilizada até em abertura de novela, e apesar do baixo astral TOTAL, talvez seja o maior sucesso do grupo Ira!. Porém somente sendo muito lerdo pra não perceber que esta canção não passa de uma reflexão à beira do caixão durante um velório e que não há nada de romântico nisso.

A letra é bastante curta e já começa com o maior lugar-comum dos velórios: as lembranças. Mas para evitar deixar a canção assustadora demais, Edgard Scandurra omitiu a presença do defunto até o final e centrou-se apenas na viagem mental do personagem que a narra.

De todo o meu passado

Boas e más recordações

O personagem frente a frente ao presunto tem boas e más recordações do seu passado. A morte o fez pensar na vida. Nada mais que isso.

Quero viver meu presente

e lembrar tudo depois

nessa vida passageira

Sempre a mesma lenga-lenga que se ouve quando alguém bate as botas. Reflexão típica quando vemos alguém empacotar do nada. Todos vocês dizem que o importante é VIVER A VIDA, e coisa e tal, mas se esquecem disso e voltam a viver suas vidas miseráveis assim que deixam o cemitério pra trás. Em tempo: “vida passageira” é PLEONASMO, ok? Para vocês pode ser figura de linguagem. Para mim é vício.


Eu sou eu, você é você,

isso é o que mais me agrada

Reparem: o que mais agrada ao sujeito é que “eu sou eu” e que “você é você”. Claro, porque o “você” está MORTO! Ele quis dizer que prefere estar vivo a estar no caixão. Trata-se apenas de uma forma mais sutil de dizer “ANTES VOCÊ DO QUE EU, MERMÃO!”. Mais um pouco e o sujeito da canção faz uma banana com os braços pro defunto. Não é um verso elegante.

Isso é o que me faz dizer

Que vejo flores em você!

O verso é auto-explicativo e ilumina toda a canção. Não existem muitos outros momentos na vida tão certos em que se podem ver flores nas pessoas. Depois de tudo o que a música disse antes fica difícil acreditar que este cara esteja falando de uma estampa de um vestido de viscose.

wpid-coffinflowers-roses-2010-06-11-19-41.jpg

A canção termina com um portentoso violoncelo se sobrepujando e se destacando do todo. Não fosse o andamento acelerado, o clima seria de enterro total, e é mais uma prova de que vocês curtem a minha presença mais do que gostam de admitir. Não que isso faça alguma diferença para mim. Afinal, eu acho mais divertido levá-los quando vocês NÃO GOSTAM de mim.

11 pensamentos sobre “CANÇÕES DO ALÉM – FLORES EM VOCÊ

  1. Fantástico Cara!!
    Essa letra matou a pau! ficou foda mesmo! (a “O Portão” de Roberto não ficou tão legal não.. ficou apenas legalzinha. mas essa aqui, até por fazer todo o sentido do mundo, ficou show demais!! )

    Eu também adoro esses exercícios de reflexão de “analisar” músicas e tal… e adorei a sua análise sobre essa música que é tão foda!
    Valeu velhinho!

  2. Cara, vou anotar isso aqui – gostei muito. Será útil no futuro, pois planejo (antes de 2012, obviamente, e por isso) postar um artigo em meu blog “Kara Ystúpido”, contendo apenas músicas depressivas ou com trechos depressivos. E, claro, aquelas em que as pessoas “burras” não percebem o tom melancólico serão as melhores.

    Quando fizer, farei questão de mencioná-la, Morte, em minha postagem. Você pessoa, e você destino.

    Até, cara pálida.

  3. Last Kiss nem precisa ser analisada…pelo título já se deduz tudo rsrs, mas uma análise do Seu Morte seria engraçada, quer dizer, informativa!

    *tá um pouco diferente dos newslettler, mas tudo bem…nem vou discutir, né rsrs

  4. Quer uma dica… outra musica com flores… a do Titãs!!

    Olhei até ficar cansado
    De ver os meus olhos no espelho
    Chorei por ter despedaçado
    As flores que estão no canteiro
    Os punhos e os pulsos cortados
    E o resto do meu corpo inteiro
    Há flores cobrindo o telhado
    E embaixo do meu travesseiro
    Há flores por todos os lados
    Há flores em tudo que eu vejo

  5. Quando eu vi o título da postagem no meu painel do Blogger, já comecei a analisar a música na cabeça. Agora que li( depois de todos as outras que apareciam antes, e comentá-las) só confirmei o que já me ocorrera. Manero. Vou ver se lembro de outras pra sugerir.

  6. O que dizer de “Last Kiss” do Pearl Jam?

    “Oh where oh were could my baby be
    The lord took her away from me
    She’s gone to heaven so I’ve got to be good
    So I can see my baby when I’ll leave this world”

  7. e tem uma galeeeera que canta achando que a letra tem outro significado, principalmente na parte ” e vejo flores em vc”. hahaha

Deixe um comentário

